Deixe Lázaro Morrer!


Pr. Roberto Antoniassi Junior

Objetivo: Precisamos identificar as diversas situações que acontecem em nossas vidas e confrontá-las com a morte pois só assim o Senhor poderá realizar o milagre da ressurreição.

Lázaro adoece e a notícia chega até Jesus, no mesmo instante Jesus faz a primeira declaração ao revelar que a situação não acabará em morte. João 11:3 e 4 - Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: "Senhor, aquele a quem amas está doente". Ao ouvir isso, Jesus disse: "Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela".

Assim que Jesus revela sobre a morte e a ida para a Judéia os discípulos reagem com medo da perseguição, então Jesus faz a segunda declaração ao revelar que era bom não ter estado lá, pois assim eles iriam crer. Tomé se revela amigo de Jesus ao se dispor para ir morrer junto com Jesus, mas ao mesmo tempo se mostra incrédulo por não acreditar no que Jesus estava realmente declarando.

João 11: 12 a 16 - Seus discípulos responderam: "Senhor, se ele dorme, vai melhorar". Jesus tinha falado de sua morte, mas os seus discípulos pensaram que ele estava falando simplesmente do sono. Então lhes disse claramente: "Lázaro morreu, e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Mas, vamos até ele". Então Tomé, chamado Dídimo, disse aos outros discípulos: "Vamos também para morrermos com ele".

Nos versículos seguintes, notamos todo o processo da ressurreição de Lázaro, a compaixão de Jesus e crítica dos judeus que estavam por perto. João 11: 36 e 37 - Então os judeus disseram: "Vejam como ele o amava!" Mas alguns deles disseram: "Ele, que abriu os olhos do cego, não poderia ter impedido que este homem morresse?".

Ao se dar conta da situação de Lázaro nos versículos 3 e 4 de João 11 ele já revelou como seria o decorrer da história, bastava crer na Palavra dEle e descansar. Jesus sabia que se decorresse um tempo, muitas pessoas estariam por perto da família de Lázaro, inclusive Judeus e foi exatamente o que aconteceu, ao chegar e realizar o milagre muitos creram nEle e o Seu nome foi glorificado por meio da situação.

Desta história podemos tirar uma lição, existem áreas de nossas vidas que precisam experimentar a morte para que Jesus realize o milagre da ressurreição, isso glorificará o nome dEle, mas se continuarmos a insistir em que estas áreas não morram, vamos gastar todas as nossas forças sem solução alguma e o nome de Jesus não será glorificado através das nossas vidas.

A atual posição da igreja moderna pode ser um empecilho no confronto das áreas pois a igreja não aceita mais a derrota e o sofrimento, logo atribui a culpa ao diabo e não suporta experimentar uma aparente morte. Fica um alerta: medo, angústia, infantilidade, imaturidade, inveja, autocomiseração, e outras contaminações podem estar reinando em nossas vidas e somente submetendo elas à morte é que poderemos experimentar o milagre de Jesus.

O mesmo acontece quando estamos pastoreando, aconselhando outras pessoas, na intenção de proteger, muitas vezes aliviamos o sofrimento delas e não as deixamos confrontar seus próprios Lázaros, colocamos Lázaro na UTI e deixamos ele vegetando por vários períodos, quando que a saída é deixar Lázaro morrer para que Jesus faça um milagre e o Seu nome seja glorificado.


Nenhum comentário: