Você não é o que o espelho mostra



Mas o SENHOR disse: Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração. 1Samuel 16.7 (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Conta certa lenda hindu que certa vez um homem muito rico viu uma mulher muito bela e atraente porém de origem humilde e desejou casa-se com ela, e chegando junto dela falou que a amava e que queria casar com ela, ela ao ouvir aquelas palavras disse a ele que queria um tempo para lhe dá uma resposta, ele prontamente aceitou e confiante porque era muito rico que ela aceitaria seu perdido partiu dali. Aquela mulher pegou algumas ervas e fez um purgante e começou a tomar durante alguns dias, todas as fezes que ela fazia depositava num saco, o tempo foi passando e aquela mulher ficou muito magra e pálida, e chegando o dia combinado aquele homem rico foi a casa daquela mulher saber sua resposta, ao chegar encontrou ela vestida de uma túnica com o rosto coberto, e ele lhe cumprimenta e pergunta qual era a resposta dela, se ela aceitaria casa-se com ele, ela diz que aceita e ele muito feliz se aproxima dela e pede para ver seu rosto, quando ela tira o véu, ele tem um susto, ele ver um rosto magro e pálido sem aquele brilho e beleza que ele tinha visto nela, e ele lhe diz: você não é aquela mulher que eu pedi em casamento, aquela por quem eu me apaixonei, ela pega o saco de fezes e diz a ele, você não se apaixonou por mim de verdade, e apontando para saco de fezes disse você se apaixonou por isso. Aquele homem muito triste sem palavras partiu.

O corpo físico é a roupa do espírito humano, o ser de um pessoa não está em seu exterior, mas em seu interior. O verdadeiro tesouro de uma pessoa se encontra em seu coração, pois é deste que procede o bem ou o mal que uma pessoa possa praticar. Vivemos em uma época em que a mídia criou um padrão fantasioso de imagem, que as novelas, comerciais e filmes vendem a sociedade, e muita gente por não conseguir comprá-lo, vivem uma vida de tristeza e depressão. Os consultórios médicos cheios de jovens com Anorexia e Bulimia, e algumas até chegam a morte por não conseguir alcançar o padrão ilusório que a mídia oferece. Quantos casamentos chegaram ao fim e outros que estão para se acabar, porque o cônjuge falou algo sobre a estética do outro que abriu um ferida no seu ser e a frieza agora predomina em seu relacionamento, conheço caso de pessoas que entraram no caminho do adultério por ouvir de seu cônjuges que estavam fora do padrão de beleza que a mídia estava vendendo, e essas pessoas acharam amantes satisfeitos com sua aparência e por isso destruíram seus lares e hoje sofrem as conseqüências de suas ações. Vivemos cercados de pessoas complexadas com sua aparência graças ao padrão ilusório que a mídia vende, pessoas maravilhosas, sensíveis, sinceras, mas que tem escondido seus potenciais por causa de depressões causadas pelas utopias produzidas pelas industrias de cosméticos que investe em fortes propagandas de produtos que produzem uma beleza artificial e momentânea. Lembra-me o rapaz que conheceu uma jovem toda maquiada e bem produzida, e começaram a namorar e casaram e na primeira manhã de lua de mel quando ele acorda toma um susto, quando ver a mulher sem maquiagem e com o cabelo sem a escova todo arrepiado, e ali ele pergunta a ela cadê minha esposa? Foi o caso semelhante ao o conto hindu citado no começo dessa matéria. Conheço belos casais que suas famílias são belas nas fotos e nas apresentações em que se apresentam, quem ver diz que família bonita, mas dormem em camas separadas e em suas vidas pessoais são infelizes, pois casaram pela atração física, e depois descobriam com tempo que precisavam de algo mais que uma das partes não podia oferecer e agora vivem uma vida que começou pela aparência, e agora tornou se um casamento também só de aparência, triste isso porem real na vida de muita gente que não aprendeu a enxergar o conteúdo das coisas. Deus disse certa vez para um grande profeta que procurava um belo modelo para governar seu povo que ele não deveria se enganar com as aparências estéticas (1Samuel16.7), pois ele Deus olha para o coração, e como ver o coração de alguém? Diz a bíblia que pelas ações de uma pessoa se conhece ela (Mateus 7.16-17), e não pelos seus olhos, cabelos, cor da pele ou altura e etc. Se paramos para pensar tem muita gente que se apaixona por pele, pois debaixo da pele é tudo igual aquela foto lá em cima, agora dentro do coração é onde se encontra as grades diferenças!


Autor:Elias Moraes

All Rights Reserved / Direitos Autorais Reservados
(Permitida a divulgação citando a autoria)

Um comentário:

Anônimo disse...

A paz meu amado irmão em Cristo.
Gostei muito desta declaração a peito deste assunto de que muita gente não trata com a seriedade que deveria.Continue assim sendo um instrumento nas mãos do Senhor sendo totalmente dependente dele , Como o Violão lindo,mas que precisa de alguem com abilidade para poder toca-lo e tirar belas sinfonias ...
Fraternalmente,
Pr Roberto www.bandavozdoverbo.blogspot.com