Jesus do lado de fora da igreja


Eis que estou à porta e bato;
Apocalipse 3.20


Laodicéia situava-se no local da cidade moderna de Denizli, Turquia, no cruzamento de estradas principais da Ásia Menor. Antigamente, a água da cidade vinha via aquedutos das fontes termais ao sul da cidade. Até chegar em Laodicéia, a água ficava morna. A qualidade dela não era boa, e a cidade ganhou a reputação de ter água não potável. Ao engolir esta água, muitas pessoas vomitavam. Semelhantemente, Jesus sentiu vontade de vomitar de sua boca a igreja de Laodicéia (3:15-16). Foi conhecida como um centro bancário (3:17-18). A região produzia lã preta (3:18) e um tipo de colírio para os olhos (3:19). A carta escrita para a igreja que ali se situava era uma carta de repreensão, mesmo habitando em uma cidade onde os olhos eram tratados com um colírio fabricado nela própria, Jesus diz que a igreja ali estava cega, mesmo habitando em um lugar rico estava miserável, mesmo tendo conhecido Jesus estava nua (Ap 3.17). Aquela igreja que desfrutava de uma boa prosperidade havia se tornado auto-suficiente a ponto de colocarem Jesus para fora dela, tinham cânticos em suas liturgias, tinha pregações em seus cultos, eles tinham uma bela igreja, só que também tinha mais um pequeno detalhe, eles também tinham colocado Jesus do lado de fora de suas vidas (Ap3.20). Muitos cristãos estão como a igreja de Laodicéia, vão aos cultos, fazem parte de uma denominação cristã, prosperam em suas finanças e em seus relacionamentos, mas vivem suas vidas sem consultar a vontade de Deus, agem de acordo com seus pensamentos e de acordo com suas emoções, vivem para si mesmo e não para Deus, vivem uma vida egoísta baseados unicamente em suas vontades, não são servos, acham-se senhores, não consultam a palavra e nem a Deus em seus negócios, e se a consultam não põe em pratica, vivem um evangelho social transformando a igreja em um clube social, um point de encontros onde cada um pode desfilar para os outros suas conquistas, assim estava Laodicéia e assim está muitos cristãos hoje, dando náuseas em Deus ao ponto de querer vomitá-los de suas presença, mais como Deus é misericordioso ele deu alguns conselhos para que aquela igreja se arrepende-se e voltasse para ele, veja quais foram os conselhos no capitulo 3 do livro de apocalipse:

  1. Comprar de Cristo ouro refinado: Buscar riqueza espirituais que vem de Deus (Cl 3.1)
  2. Comprar do Senhor vestiduras brancas: Acabar com as misturas (morno mistura de quente com frio) e separasse (santificação) para Deus pois para isso fomos chamados (Rm 1.7).
  3. Comprar de Jesus colírio para os olhos: Colírio serve para melhorar a visão para que se possa enxergar, o colírio cristão que o faz enxergar espiritualmente é a palavra de Deus (Sl 119.105).
  4. Arrepende-te: Voltar ao caminho correto (Ap 2.5).
  5. E abrir novamente o coração para Deus: Deixar que Jesus esteja e seja o centro de sua vida! (Ap 3.20)

Autor:Elias Moraes
All Rights Reserved / Direitos Autorais Reservados
(Permitida a divulgação citando a autoria)

Nenhum comentário: