Fé e Medo




Escrito por
:
Reinhard Bonnke
sábado, 1 de novembro de 2003

Temor é natural e bom, assim como comer e beber. Eles são parte da nossa estrutura, ingredientes normais. Eles também são essenciais à vida humana, incluindo o temor.
Mas nenhum deles é sempre bom. Algumas pessoas têm compulsão por comer, algumas são viciadas em bebida, algumas são obcecadas por sexo e algumas são possuídas por medo. Ser glutão, beberrão ou imoral significa que somos culpados; e somos igualmente culpados quando permitimos que o medo domine nossas vidas.
Nós podemos ser dominados pelo medo. E então? Somente a fé pode nos libertar desse domínio. Este é o único antídoto conhecido para a mordida da cobra de ficarmos em alarme obsessivo. Jesus disse, “ Não tema! Creia somente!” (Lucas 8:50). Por que “somente?” Porque é a única coisa que podemos fazer – só podemos crer quando a maldição nos ameaça. É também tudo o que precisamos fazer. Pode ser um caso de grande medo ou de pequena fé, o que nos deixa em perigo amedrontador. Medo e preocupação são assassinos.

Algum temor é bom e outro é ruim. Podemos observar isso na Bíblia. O livro de Provérbios fala disto como virtude quatorze vezes. “O temor do Senhor é o principio da sabedoria. . . ...é fonte de vida . . ...é riqueza, honra e vida,” e assim por diante (Salmos 111:10; Provérbios 14:27; 22:4). No entanto, em I João. 4:18 diz: ”O medo produz tormento. Logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”.
Se você ler Êxodos 20:20, você vai achar os dois aspectos. “Não temais. Deus veio para vos provar , afim de que o temor a Deus esteja com você para livrá-lo de pecar”.

Como o medo pode ser bom e ruim ao mesmo tempo? A resposta depende de a que ou a quem tememos. Temer a Deus é uma atitude saudável. Quando você teme ao diabo, é um sinal de que você não teme a Deus- aí não existe fé.


Análise do Medo
A essência do medo é estarmos diante de alguma coisa maior que nós mesmos, alguma pessoa maior, ou um Ser maior ou inteligência ou poder. Qualquer coisa que vemos como grande demais é onde nosso medo está. Se nós vemos Deus como o maior, vamos temê-Lo mais do que ao diabo ou ao homem. Se nós tememos mais ao diabo, então o consideramos ser maior do que Deus.


O temor ao Senhor é bom. O Senhor é grande, grande em significância, grande em sabedoria, grande em poder. Temer ao Senhor tem um efeito salutar sobre nossas vidas. É um temor saudável, produzindo o bem. Não podemos dar um passo errado quando andamos diante do Senhor. Se sabemos que Ele nos segura em Suas mãos, vamos “odiar o mal”, como Provérbios diz. Temer a Deus nos faz piedosos.
Temos um respeito saudável por Deus por Seu poder transbordante, mas também por Sua imutável vontade – nada muda Seus propósitos. Ele é grande o suficiente para nos esmagar, mas grande o suficiente para nos mostrar misericórdia. O temor do Senhor é o único temor bom. Outros temores são ruins – ansiedade preocupante, apreensão e pânico, vivendo em mortal pavor. Este é um estado de mente terrível, mas há uma resposta – Temer a Deus e confiar n’Ele.


http://us.cfan.org/?lang=en-US



Nenhum comentário: